Semana de Prevenção da GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Vocês sabiam que em 2014 nasceram 28.244 filhos de mães de 10-14 anos e 53.364 filhos de mães de 15-19 anos.
Já em 2015 cerca de 18% dos brasileiros nasceram de mães adolescentes.
E porque ainda ocorre?
Desinformação sobre sexualidade (tabu), pensamento mágico (“comigo não vai acontecer”), falta de um projeto de vida, famílias disfuncionais, acreditar estar colaborando financeiramente por conta dos benefícios sociais, abuso sexual, de álcool e drogas pelos adolescentes ou familiares, são os grandes motivos que ocasionam, a gravidez precoce que acarretam em um grave problema de saúde pública.
O abandono do recém-nascido (RN), desistência escolar das mães e pais do RN, gemelaridade, RN prematuros e com mal formações, desmame precoce, são alguns dos problemas ocasionados pela gravidez na adolescência.
E o que podemos fazer?
Escola, familiares, pediatras, médicos da família, comunidade, DEVEM através da educação em saúde, estimular e promover projetos de vida e exercício da espiritualidade, promovendo o protagonismo do adolescente como agente do seu auto-cuidado.
PREVENÇÃO é a única SOLUÇÃO!
Pensando que ao cuidar e promover a saúde do adolescente estamos investindo nas gerações futuras e economizando em saúde pública.
Para maiores informações assistam a LIVE que acontecerá no dia 25 de fevereiro, quinta-feira, às 19h, com transmissão pelo site e redes sociais da instituição.

 

Dra Carla Lucato
CRM SP 145860

 

Fonte : https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/Adolescencia_-_21621c-GPA_-_Prevencao_Gravidez_Adolescencia.pdf

Leave a reply