Ver essa foto no Instagram
Fui convidada pela parceira do @pediatriadodiaadia Terapeuta Integrativa Daniele Valle para falar sobre a Ansiedade na Pandemia.
A Pandemia vem além de gerar alt físicas desencadeando diversas alterações da saúde mental.
As crianças e adolescentes não foram muito afetados pela doença do coronavirus, mas sofrem com as consequências dela.
Escolas fechadas, perda de pais ou parentes, isolamento social, desemprego ou crise financeira família, não poderem brincar ao ar livre, excesso de mídia social, entre outras medidas tem colaborado para aumento da ansiedade.
A ansiedade como doença é um estado emocional de medo absoluto, onde há a sensação do descontrole de si e percepção da vida acelerada, em que não consegue ir a lugar nenhum.
E para piorar os sintomas de ansiedade se assemelham a alguns sintomas com do covid-19: falta de ar, palpitações e dores no peito, tontura, vômitos, dores de cabeça…
O importante ao sentir esses sintomas (ou observar alguma alteração importante no comportamento do seu filho) se dirigir a um serviço de saúde de sua confiança para que o médico faça o diagnóstico.
O diagnóstico é clínico e existem diversos tratamentos medicamentosos e comportamentais.
Procurar controlar o tempo de tela e o conteúdo do que seus filhos assistem, conversar sobre o que eles sentem, procurar fazer pelo menos uma refeição em família, entre outras medidas comportamentais.
Acreditar e ter fé, da forma como você vivencia ela: música, dança, ioga, meditação, voluntariado, religião.
Pois acredito que essa Pandemia veio para nos ensinar, que não estamos no controle de tudo.
Devemos procurar olhar o lado positivo do isolamento social (maior convívio familiar, menor perda de tempo com deslocamento, poder se dedicar a uma alimentação melhor, preocupação da etiqueta respiratória para não contaminar o próximo).
Quer ouvir mais sobre esse assunto? Conhece alguém que precisa ouvir sobre Ansiedade?
Assistam a Live que fiz na página da terapeuta Integrativa @danivalle_terapeutaintegrativa.
Dra Carla Lucato
CRM SP 145860
#ansiedadeepandemia
#ansiedadeinfantil
#ansiedadenãoéfrescura #observesuascriancas
#adolescencianapandemia
Leave a reply