O atual momento de pandemia, causada pelo vírus SARS-cov-2 que há cerca de 1 ano vem acometendo a população humana mundial, é um reflexo da Crise Ambiental em que vivemos na atualidade. A globalização, alterando a fauna e flora nativa, a modernidade que exige agilidade em todos os sentidos, fazendo o consumo de comidas industrializadas, práticas e cultivo de plantas naturais, cada vez mais escassas, vem refletindo na atual situação em que vivemos.
Para entretenimento e decoração prezamos apenas pelo belo e fácil de cuidar. Difícil a família que consegue o contato com a natureza para seus filhos, ensiná-los e muitas vezes saberem cultivar a terra. Opta-se por decoração sintética, artificial, diversão eletrônica.
A refeição mais prática (pacote, congelada, em lata, em conserva), mais rápida de dar (batida, amassada, mole-carboidrato), exótica (pra tirar foto e postar na redes sociais).
Precisamos lembrar, ensinar e vivenciar a SUSTENTABILIDADE, O AMOR A NATUREZA, HUMILDADE E GRATIDÃO frente a VIDA humana, animal e vegetal. A importância do olhar sistêmico, de saber que saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental, social e espiritual.
Não deixe de estar em contato com a natureza, levar seus filhos em horta e feira livre, cozinhar com eles. De adquirir hábitos saudáveis. De praticar e ensinar a sustentabilidade. A Terra será o planeta deles, cuidar desse nosso planeta será a melhor herança que poderemos deixar.
Dra Carla Lucato
CRM SP 145860
@dracarlalucato @pediatriadodiaadia
Sugestão leitura: https://biodinamica.org.br/abd/8/9/382-a-dissociacao-do-ser-humano-com-a-natureza-e-o-advento-da-pandemia-da-covid-19
Leave a reply
Leave a reply